Violência Urbana

Pronunciamento do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva.

O combate à violência é um dos primeiros deveres do maçom, que está sempre lembrado da disposição constitucional mandando proscrever o uso da força “para a consecução de quaisquer objetivos”.

 

Além disso, a maçonaria proclama a tolerância como o princípio cardeal que orienta os maçons nas relações “para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um”.

 

Assim tem sido através dos séculos, e mesmo a exacerbação da violência nos tempos atuais, disseminada pelos cinco continentes, não nos demove desse princípio dos antigos, revestido de tanta nobreza.

 

Sim, porque os laços fraternais que nos unem devem ser estendidos para todos os seres humanos “esparsos pela superfície da terra”.Por esse caminho pretendemos chegar à sonhada fraternidade humana, num regime de igualdade e liberdade.

 

Diante dos episódios de violência urbana que acontecem em nosso país, cabe ao maçom tentar quanto possível evitar a sua proliferação, mantendo-se, porém, numa sólida posição de equilíbrio emocional.

 

Não esqueçamos da nossa sublime trilogia: Liberdade com responsabilidade – Igualdade – com respeito ao ser humano – e Fraternidade – com amor.

 

 

 

Marcos José da Silva

Grão-Mestre Geral


0 comentários:

Postar um comentário