Aventais Maçônicos

Avental – É um dos símbolos mais importantes da Maçonaria, constituindo, praticamente, a parte principal do traje maçônico. Relembrando as origens operativas da Instituição maçônica, sendo ele o único signo externo do período operativo.

A verdadeira insígnia do Maçom. É de cor branca, de pele de carneiro ou tecido que a substitua, quadrangular, com 35 cm de altura e 40 cm de largura, com abeta triangular, preso à cintura por um cordão ou fita da cor da orla. Porque essa cordinha que serve para fixar o avental, tem mais um objetivo muito importante, noutros planos, além do plano material. Ela serve como elemento de retenção da força, da energia que é captada por nós nessa corrente que formamos, captada de forma especial quando erguemos nossa mão para o alto. Tem as seguintes características: todo branco, para o Apr.·. e Comp.·.; e branco, orlado de fita de seda chamalotada azul-celeste de 5 cm de largura, com três rosetas dispostas em triângulo, para o M.·. M.·.. No Gr.·. de Apr.·., a abeta se conservará sempre levantada. Em determinados Ritos, os aventais de Comp.·. e M.·. sofrem algumas alterações.


Avental de Aprendiz


Avental de Companheiro


Avental de Mestre

O Avental dos VVig.·. é o Avental de M.·., sendo que, por baixo da abeta, descem dois pendentes de fita da mesma cor da orla, cujas extremidades são ornamentadas com franjas prateadas. No do Ven.·. Mest.·., as rosetas são substituídas por três “Taus” invertidos, de metal branco. Os Ex-VVen.·. terão o mesmo Avental do Ven.·., só que os “Taus” estarão recobertos por tecido idêntico ao da orla.

Avental dos Vigilantes

Avental do Venerável Mestre

Avental dos Ex-VVen.·. MMest.·.

Entre todos os símbolos com que nos deparamos em Loja, nessa infinidade de símbolos que devemos interpretar, entender e aplicar, nós notamos que o Avental se destaca entre os demais, pois está sempre junto de nós significando que o Maçom deve estar constantemente trabalhando em prol da humanidade.

O Avental é de tal forma importante dentro do simbolismo da Maçonaria, que nós sabemos que muita coisa pode ser mudada em Loja – desde alguns objetos, até o próprio ritual pode ser ligeiramente modificado numa determinada sessão. Mas o Avental não muda. Não se pode entrar em Loja sem ele vestido. Da mesma forma, só se pode tirar o Avental após encerrada a sessão, e fora do recinto de trabalho. Por aí, sente-se a importância do símbolo.

0 comentários:

Postar um comentário