Apresentação do Rito Schröder em São Luís

Os Iir.'. da ARLS Os Templários nº 77 de Belém e da ARLS Rei Salomão nº 52 de Castanhal, as mesmas subordinadas a Grande Loja Maçônica do Pará e praticantes do Rito Schröder, junto com os Iir.'. da ARLS Deus, Justiça e Fraternidade nº 5 de São Luís, subordinada a Grande Loja Maçônica do Maranhão e praticante do R.'.E.'.A.'.A.'., fizeram história no dia 22 de novembro deste ano em São Luís, pois pela primeira vez no Estado do Maranhão foi apresentado o Rito Schröder, através de uma belíssima cerimônia apresentada pelos irmãos do Pará aos irmãos deste Estado.

O Rito Schröder é um ritual maçônico utilizado amplamente nas Lojas da Alemanha. Criado por FRIEDRICH ULRICH LUDWIG SCHRÖDER, que foi um dos reformadores da Maçonaria Alemã, e submetido aos Mestres de Hamburgo em 29 de junho de 1801, que o adotaram por unanimidade, desde logo, conquistou numerosas Lojas em toda a Alemanha e em outros países, onde passou a ser praticado, principalmente, por maçons de origem alemã e logo recebeu o cognome de seu fundador.

O Or.'. do Maranhão não possui Lojas que pratiquem este Rito. Através de um diálogo pela internet entre o Ir.'. Carlos Augusto, da Os Templários e do grande Ir.'. Henry, da Deus, Justiça e Fraternidade, marcou-se este encontro histórico, vendo o grande interesse dos irmãos deste Or.'. em fundarem uma Loja deste Rito em São Luís.

A comitiva, organizada pelo querido Ir.'. Carlos Augusto, da ARLS Os Templários nº 77, foi formada pelos seguintes Iir.'. do Pará:

Da ARLS Os Templários nº 77: Raimundo Saraiva de Cristo (V.'.M.'. da Sessão), Melchiades Rabello da Silva, Antonio Iran Gonçalves Ribeiro e Carlos Augusto Xavier;

Da ARLS Rei Salomão nº 52: Paulo Guilherme Ferreira Leal Filho e Rodrigo Anitelli.

A Ordem Demolay marcou presença neste evento na figura do Ir.'. Paulo Guilherme, Senior Demolay, Past MCE do Pará, membro do Capítulo Castanhal nº 61 da Ordem DeMolay e da ARLS Rei Salomão nº 52, Loja esta patrocinadora do Capítulo.

Confira as fotos deste belíssimo evento:


Agradecemos o Sereníssimo José Nazareno Nogueira Lima, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Pará, por todo apoio a este evento e por ter colaborado cedendo a van da Grande Loja para que os Iir.'. pudessem se deslocar a São Luís.

Fica aqui um grande abraço aos grandes irmãos: Henry, Valmir Maia (V.'.M.'. da ARLS Deus, Justiça e Fraternidade nº 5), pela belíssima receptividade que não deixou nada a desejar em nenhum momento, que o desejo de fundar a Loja de Schröder torne-se realidade o mais breve possivel e que o G.'.A.'.D.'.U.'. abençoe a todos.

Colaboração: Pedreiro Livre

0 comentários:

Postar um comentário