Violência Urbana

Pronunciamento do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva.

O combate à violência é um dos primeiros deveres do maçom, que está sempre lembrado da disposição constitucional mandando proscrever o uso da força “para a consecução de quaisquer objetivos”.

 

Além disso, a maçonaria proclama a tolerância como o princípio cardeal que orienta os maçons nas relações “para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um”.

 

Assim tem sido através dos séculos, e mesmo a exacerbação da violência nos tempos atuais, disseminada pelos cinco continentes, não nos demove desse princípio dos antigos, revestido de tanta nobreza.

 

Sim, porque os laços fraternais que nos unem devem ser estendidos para todos os seres humanos “esparsos pela superfície da terra”.Por esse caminho pretendemos chegar à sonhada fraternidade humana, num regime de igualdade e liberdade.

 

Diante dos episódios de violência urbana que acontecem em nosso país, cabe ao maçom tentar quanto possível evitar a sua proliferação, mantendo-se, porém, numa sólida posição de equilíbrio emocional.

 

Não esqueçamos da nossa sublime trilogia: Liberdade com responsabilidade – Igualdade – com respeito ao ser humano – e Fraternidade – com amor.

 

 

 

Marcos José da Silva

Grão-Mestre Geral


Homens roubam carro e R$ 2 mil durante reunião maçônica

Quatro homens invadiram e assaltaram uma loja maçônica no município de Sarandi, na região Noroeste do Paraná, na madrugada desta sexta-feira (24). Os bandidos levaram um carro, cerca de R$ 2 mil, quatro celulares, relógios e documentos pessoais das vítimas.
O assalto ocorreu à 0h30, no bairro Jardim Independência e durou poucos minutos, informou a Polícia Militar (PM). De acordo com o sargento da PM João Porto, a ação dos bandidos foi favorecida porque aconteceu em uma área afastada da cidade. "O local do assalto foi em um lugar muito isolado, o que ajudou muito para o assalto ocorrer", disse Porto.
No momento do roubo, aproximadamente 70 pessoas se reuniam. O encontro foi de iniciação à maçonaria do delegado de Sarandi, José Maurício de Lima Filho porém ele não estava no local. Não houve feridos.
A PM acredita que pessoas da cidade tenham realizado o assalto. Porto afirmou que as características levam a acreditar que os bandidos conheciam a região. "Logo após o assalto, eles abandonaram o carro, que era um Golf, e fugiram a pé".
As investigações acontecem na cidade e região, porém nenhum dos integrantes da quadrilha foi preso.

A Aura Humana



Nós, buscadores das antigas ciências ocultas, estudamos determinadas características próprias que são encontradas em determinadas escolas filosóficas de cunho iniciatico.Hoje em dia, nossos experimentos místicos são intercalados com a ciência moderna seja ela a própria física, a química ou a milenar matemática dos ângulos retos, e dentro de nosso caminhar individual da senda, entre alguns determinados, tópicos encontramos o estudo da Aura humana.

Mais afinal o que é aura humana?

De forma bastante introdutória e simplista, posso afirmar que aura humana e toda radiação oriunda e ao redor da pessoa; sendo ela intercalada de determinadas vibrações próprias.Entre os pólos positivo e negativo.Assim como a aura humana também é uma fusão de duas energias principais, uma relacionada com seu corpo físico e, a outra com sua alma.

E possível...Ver ou sentir sua presença?

É possível sentir a influência que ela exerce em seu exterior.Através da percepção da irradiação de cor (tonalidade) ou do forte sentimento que temos de atração ou aversão a uma determinada pessoa, mesmo sem conhecer a pessoa em questão devido à influência psíquica que a aura dos outros pode ter sobre nós.e a nossa nós outros.

Qualquer ser humano livre de bons costumes e dotado de paciência com determinadas técnicas pode visualizar a aura humana...Não é tão fácil como a aura de um objeto com luz...Como a vela...Mas é possível.

Venho não ensinar sobre a aura, pois sou um eterno aprendiz, me satisfaço em aguçar a compreensão e busca interna de vossos irmãos.Sejamos interligados em alguns conceitos que tão forma esquecida...Vamos pesquisar...Sobre o que há em nós.Pois como foi passado em nossa iniciação...Todo neófito recebe a luz...Seria ela ligada a nossa aura? Será que realmente estamos buscando aumentar a luz de nossos conhecimentos ou deixamos para segundo plano?...Espero que não.Espero que mesmo na correria de nosso cotidiano estejamos preocupados em nós desenvolver, mesmo que seja um pouco por dia como diriam os japoneses “kaizen, kaizen, kaizen[1]“.


Manuel filho de Abraão[2] (Elias ribeiro )





[1] “Um pouco melhor” = ênfase das empresas japonesas, baseadas no livro “arte da guerra” em melhorar um pouco do interior de si mesmo, e do seu cotidiano.
[2] Obreiro

Iniciação na Loja Harmonia e Fraternidade ocorreu na noite de ontem (sexta, 24/10)


A iniciação de 13 novos obreiros da ARLS Harmonia e Fraternidade nº09 iniciaram na noite desta última Sexta-Feira. Dos 13 iniciados, 10 são oriundos da Ordem DeMolay.

Curiosidade...

Os Três Pontos:
Os "três pontos" usados, em quase toda a Maçonaria do Universo nas abreviaturas, foram usados pela primeira vez, segundo historiadores franceses, em 12 de Agosto de 1774, pela Grande Loja de França.
É um símbolo com várias interpretações, aliás conciliáveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade:.

GOB no Círio 2008


Como já é de costume, o grande Oriente do Brasil - Pará fez-se presente no Círio 2008 doando água mineral aos romeiros e promesseiros a fim de aliviá-los do calor.

Nota Fúnebre


Temos o doloroso dever de comunicar a comunidade maçônica que o nosso Amado Irmão Hamilton Dantas Barbosa, membro regular da nossa AUG.•. Ben.•. e Resp.•. Loja Simb.•. Cruz de Malta, fez o seu passamento para o Oriente Eterno nesse momento (20.10.08) e o velório será no Cemitério Jardim Bosque da Paz - estrada velha do aeroporto - Pau da Lima/Barradão e o seu sepultamento acontecerá às 10:00 hrs ( Amanhã - 21/10/08).
Roga-se aos irmãos que compareçam com o traje de costume para o Cerimonial da Cadeia de União se autorizada pelos familiares.
Agradecemos por esse ato de fraternidade maçônica.

Notícias da GLMPA

Foto do dia 09.10.08 aniversário do Sereníssimo Grão Mestre José Nazareno Nogueira Lima; Fotos da iniciação de 16 Grandes Juízes Comendadores e o banquete oferecido aos irmão presentes.


Pesquisa



Brócolis reduz danos causados pelo fumo...

Recentemente um estudo publicado na revista científica “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, mostrou que o brócolis pode ajudar a reduzir os danos causados nos pulmões de pacientes que sofrem de uma séria doença pulmonar conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), normalmente causada pelo fumo e que engloba um conjunto de problemas pulmonares, entre eles a bronquite crônica e o enfisema.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, acreditam que um composto produzido pelo brócolis, o sulforafano, aumenta a atividade da proteína NRF2 - conhecida por ser um potente antioxidante que favorece a defesa dos pulmões contra inflamações.

Segundo esse estudo a proteína NRF2 aciona vários mecanismos que removem toxinas e poluentes que podem danificar as células pulmonares. "Aumentar a atividade do NRF2 pode levar a tratamentos úteis que previnem a evolução da DPOC", disse Shyam Biswal, um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa.

Quando comparados com fumantes que não sofriam da doença crônica, os pacientes de DPOC em estágio avançado demonstraram níveis muito menores da proteína. Por isso, os pesquisadores acreditam que tratamentos direcionados a aumentar os níveis de NRF2 podem atenuar os efeitos do estresse oxidativo provocado pela DPOC nos pulmões. Segundo o estudo, o sulforafano é capaz de restaurar os níveis reduzidos do NRF2 nas células expostas à fumaça do cigarro.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o mesmo composto encontrado no brócolis era capaz de reverter os danos causados pela diabete aos vasos sangüíneos do coração. "Pesquisas futuras devem ser direcionadas ao NRF2 como uma nova estratégia para aumentar a proteção antioxidante nos pulmões e testar sua habilidade em melhorar a função pulmonar de pacientes com DPOC", disse Biswal.

Um porta-voz da Fundação Britânica dos Pulmões afirmou que o estudo é importante para mostrar o desequilíbrio entre oxidantes e antioxidante nos pulmões. "Sabemos que os brócolis contêm compostos naturais, mas por enquanto os estudos foram feitos apenas em laboratórios e são necessárias mais pesquisas para descobrir se podem produzir os mesmos efeitos em humanos", disse.

Segundo dados recolhidos pelo Projeto Platino, que investigou a incidência da doença pulmonar obstrutiva crônica no Brasil, essa doença é considerada a quinta mais letal do país, provocando cerca de 270 mil hospitalizações anualmente, e é apontada como causa crescente de morte no país


Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar

Alckmin no Grande Oriente de São Paulo...





Sob a imagem de Winston Churchill e ao lado da árvore de Natal que decora o hall do Grande Oriente de São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin concede entrevista para um maçom - ainda com o avental em mãos

Tempo ruim na capital paulista. Quem chega à sede do Grande Oriente de São Paulo (Gosp) - uma das muitas jurisdições da Maçonaria brasileira - no bairro da Liberdade, não sabe se leva o guarda-chuva ou se deixa no carro, protegido no estacionamento. Estão ali cerca de 300 pessoas, entre maçons adornados com aventais, colares, medalhas e comendas, elegantes senhoras, algumas poucas crianças. Assistirão, dentro de instantes, a uma palestra do ex-governador, ex-presidenciável e agora “prefeitável” Geraldo Alckmin, do PSDB de São Paulo.


O evento marcado para as 20h atrasa um pouco. Alckmin está reunido com as altas autoridades maçônicas presentes, em uma sala fechada.

Começa o ato. Todos em pé no Templo, o convidado vai entrar. Acompanhado do Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, o advogado trabalhista Benedito Marques Ballouk Filho, Geraldo Alckmin é recebido. Mantém o sorriso pálido que lhe rendeu o apelido de “Picolé de Chuchu”.

Todos continuam em pé para homenagear a Pátria. Entra a Bandeira Nacional. Os participantes são convidados a saudá-la, com o Hino. Alckmin canta:

“… plácidas”
“… retumbante”
“… fúlgidos…”

As autoridades maçônicas saúdam e agradecem a presença do convidado:

- Num tempo em que vemos solapar nossos valores morais, cívicos e familiares, recebemos um homem cuja vida política o credencia para estar entre os pedreiros-livres - inicia o Grão-Mestre.

Alckmin - que não é maçom - começa sua palestra. Também agradece a oportunidade, diz que “o mundo precisa da maçonaria” pelo trabalho que desempenha e os classifica como “formadores de opinião”.

Reconhece que o Brasil vive um bom momento. Para ele, graças à expansão da economia mundial. Alckmin critica a carga tributária e elogia a China. Muitas vezes. E muitas vezes compara o Brasil com o país asiático:

- Com essa carga tributária brasileira, é como você correr com uma mochila de 40 kg e seu concorrente estar com 20 kg na mochila dele. Por que os asiáticos crescem? Moeda desvalorizada. É país exportador.

O dólar está mais desvalorizado em relação ao real do que alguns setores, os exportadores, gostariam.

A apresentação de Alckmin é breve. Abre-se a palavra para perguntas da platéia. Quatro maçons, previamente selecionados - daqueles que se reuniram com ele a portas fechadas antes do evento - têm direito à palavra.

O primeiro a perguntar é um Deputado Federal da Poderosa Assembléia Legislativa do Grande Oriente do Brasil. Não pergunta. Apenas agradece, elogia e expõe um desejo:

- Espero que a nossa cidade seja bem administrada na próxima gestão.

Alckmin sorri.

Diz que esteve em Harvard, estudando depois que perdeu a presidência na campanha do ano passado. E que vai a Bogotá, na Colômbia, em 2008, para conhecer o sistema de transporte daquela cidade. Ele acha que esse é um dos principais problemas das metrópoles.

O ex-governador pede que dêem valor ao poder local, já que “ninguém mora no Estado ou na União; são poderes jurídicos”.

Vem o segundo a questionar. É o presidente do Tribunal Estadual de Justiça Maçônica. Destaca que a gestão de Alckmin à frente do Estado foi “um exemplo de dignidade, algo que falta ao Brasil”. E pergunta:

- Estamos perplexos que na direção do nosso País esteja uma pessoa que se coloca na posição de desconhecimento. Ele desconhece tudo. E ainda ouvimos ele aparecer na mídia dizendo que tem democracia na Venezuela! Vamos fechar esse ciclo de negativismo com o seu positivismo. Minha pergunta é: será possível?

“Ele” não tem o nome citado. Assim responde Alckmin:

- Tive 40 milhões de votos. Quem ganhou teve 60 milhões. É preciso reformar esse sistema personalista da política no Brasil. São muitas as reformas que faltam. O primeiro ano de governo, e esse quinto ano é o primeiro do segundo mandato dele, é o das reformas. E nada foi feito.

Agora é a vez do prefeito de São Sebastião, Juan Manoel Pons Garcia, do PPS. Ele se diz “louvado” com a presença do Grande Mestre. Esclarece que não se refere ao líder máximo da maçonaria, mas ao palestrante:

- Espero tê-lo como colega (de prefeitura) daqui a um ano.

Juan Manoel mostra-se preocupado com um “sectarismo” que, para ele, foi criado no Brasil “por falta de educação”.

- É uma luta fratricida entre pobres e ricos. A tônica de um governo deveria ser: quando se olha para quem precisa, não se deve tirar os olhos dos mais abastados. Vamos ter que aprimorar isso. Como fazer?

Alckmin ressalva:

- Fazer justiça é fundamental. É governar para todos, mas para quem precisa mais. Estou cada vez mais convencido de que as mudanças (no Brasil) virão da sociedade organizada.

O próximo a ter a palavra é um médico nascido em Taiwan. Filho de chineses que fugiram do regime local, diz que passou fome, trabalhou como camelô em São Paulo e, mesmo estudando em uma escola pública, conseguiu entrar na faculdade de medicina da USP. Aproveita para parabenizar a gestão do ex-governador, “época em que ganhou mais”. Pergunta:

- Hoje, a China é a fábrica do mundo. O Brasil é a fazenda. Como transformar essa situação?

China, país de economia planificada, governo sabidamente autoritário, liberdade de imprensa restrita - as mesmas críticas que a direita atribui à Venezuela de Hugo Chávez, mas que não servem à China de Hu Jintao. Fábrica do mundo, afinal.

Alckmin se permite, delicadamente, discordar:

- O Brasil não é mais uma fazenda. Viveu do café, da cana. Hoje, o produto de exportação brasileiro é avião. A Embraer tem 14 mil empregados.

Por fim, os elogios do maçom e deputado federal William Woo (PSDB-SP):

- Meu sempre governador… Deu uma lição de sabedoria e conhecimento.

E então a palestra chega ao fim. Agradecimentos finais, um “parabéns” do palestrante pela iniciativa da maçonaria. Encerra:

- O Estado não é importante. A Nação é que é importante. O Estado é um braço da Nação. E a Nação está aqui. O Brasil é vocacionado para ser o celeiro do mundo.

A Nação que estava ali é convidada a uma nova saudação à Pátria. Dessa vez, o Hino à Bandeira. Alckmin acompanha:

“… da esperança”
“… augusto da paz”
“… à lembrança…”

Na saída, muitas das elegantes senhoras querem tirar uma foto com o ex-governador. Os senhores, também elegantes, querem falar de política, parabenizá-lo, elogiar as críticas à “pesada carga tributária”.

Do outro lado da rua São Joaquim fica o Hakka Plaza. Lá é oferecido um coquetel aos participantes do evento. Espaço para 200 pessoas, regado a vinho chileno Santa Carolina. Uma funcionária do buffet diz que, num dia da semana - como era o caso -, o aluguel do espaço sai em torno de R$ 4 mil. Mas tem o salão maior, para 1000 pessoas, “se quiser”.

Garçons de impecável uniforme branco servem. Discretamente, um deles é questionado: “Fale a verdade, entre nós, você votou em Geraldo Alckmin na eleição do ano passado?”. Ri sem graça. E responde:

- Claro! Eu sou PSDB até a morte!

O BODE na Maçonaria...


Ir. Jose Castellani



Dentro da nossa organização, muitos desconhecem o nosso apelido de bode. A origem desta denominação data do ano de 1808. Porém, para saber do seu significado temos necessidade de voltarmos no tempo. Por volta do III ano d.C. vários Apóstolos saíram para o mundo a fim de divulgar o cristianismo. Alguns foram para o lado judaico da Palestina. E lá, curiosamente, notaram que era comum ver um judeu falando ao ouvido de um bode, animal muito comum naquela região. Procurando saber o porquê daquele monologo foi difícil obter resposta. Ninguém dava informação, com isso aumentava ainda mais a curiosidade dos representantes cristãos, em relação aquele fato. Até que Paulo, o Apóstolo, conversando com um Rabino de uma aldeia, foi informado que aquele ritual era usado para expiação dos erros. Fazia parte da cultura daquele povo, contar alguém da sua confiança, quando cometia, mesmo escondido, as suas faltas, ficaria mais aliviado junto a sua consciência, pois estaria dividindo o sentimento ou problema.

Mas por que bode? Quis saber Paulo. É por que o bode é seu confidente. Como o bode nado fala, o confesso fica ainda mais seguro de que seus segredos serão mantidos, respondeu-lhe o Rabino. A Igreja, trinta e seis anos mais tarde, introduziu, no seu ritual, o confessionário, juntamente com o voto de silêncio por parte do padre confessor - nesse ponto a história não conta se foi o Apóstolo que levou a idéia aos seus superiores da Igreja, o certo é que ela faz bem à humanidade, aliado ao voto de silêncio, 0 povo passou a contar as suas faltas.

Voltemos em 1808, na França de Bonaparte, que após o golpe dos 18 Brumários, se apresentava como novo líder político daquele país. A Igreja, sempre oportunista, uniu-se a ele e começou a perseguir todas as instituições que não governo ou a Igreja. Assim a Maçonaria que era um fator pensante, teve seus direitos suspensos e seus Templos fechados; proibida de se reunir. Porém, irmãos de fibra na clandestinidade, se reuniram, tentando modificar a situação do país. Neste período, vários Maçons foram presos pela Igreja e submetidos a terríveis inquisições. Porém, ela nunca encontrou um covarde ou delator entre os Maçons. Chegando a ponto de um dos inquisidores dizer a seguinte frase a seu superior: - “Senhor este pessoal (Maçons) parece BODE, por mais que eu flagele não consigo arrancar-lhes nenhuma palavra”. Assim, a partir desta frase, todos os Maçons tinham, para os inquisidores, esta denominação: “BODE” - aquele que não fala, sabe guardar segredo.

Use camisinha...

Comercial americano que tenta conscientizar, de maneira bem interessante, os jovens a usarem camisinha...

A Posição do Maçom

Pronunciamento do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, SoberanoIrmão Marcos José da Silva.

     

              A maçonaria sempre perdeu com as guerras, as revoluções e as crises econômicas e financeiras. A Sublime Instituição desenvolve suas atividades com a atenção voltada para a felicidade humana e por isso persegue os ideais propostos nos documentos mais importantes da ordem.

                   As melhorias sociais, intelectuais e morais do homem faz parte das preocupações diuturnas do iniciado maçom, fiel aos compromissos que fundamentam o seu ingresso na comunidade maçônica.

                   A prevalência do espírito sobre a matéria, princípio maior de que se reveste a filosofia maçônica, não afasta o iniciado de suas atividades nem de suas obrigações de ordem material em favor de uma vida mais tranqüila e mais cheia de comodidade para as criaturas humanas.

                   A fraternidade universal, outro preceito maçônico que, aliás, é começo meio e fim da própria instituição e ao qual está intimamente ligado todo o maçom, não nos permite a indiferença diante do que se desenrola na sociedade.

                   Na atual conjuntura econômica e financeira, estaremos atentos, em permanente avaliação, equilibrada e sensata do que vem acontecendo e procurando nos posicionar decididamente num ponto de vista isento de paixões e favorável, antes de tudo, aos supremos interesses do nosso País.

 

                                                                                                                 17.10.2008

 

Marcos José da Silva

Grão-Mestre Geral